" O vapor apitou, a machina partiu e ...
a ponte tremeu "
Era o Valério conquistando seu lugar ao sol !
Estrada de ferro de Cantagallo - Prolongamento a Friburgo
22 de junho de 1871 - Estação do Valério
“O mundo civilizado teve mais um
impulso na carreira do progresso.
O Brazil conta hoje mais um feito
brilhante na história de seu adiantamento.
A província do Rio de Janeiro foi enriquecida com mais um thesouro.
No dia 22 do corrente fez-se experiência
da primeira locomotiva no prolongamento da Estrada de ferro do Cantagallo de
Cachoeira a Friburgo , empreza do muito eminente e illustrado Sr. Dr. Bernardo
Clemente Pinto, a quem se deve mais este melhorameno do paiz.
A estrada dirigida elo intelligente
e incansável Sr. Dr. Borell Du Vernay,
de quem partiu essa idéa grandiosa, tem já cerca de 2 léguas de linha férrea
notável por suas extensas pontes e pontilhões distinguindo-se a importante
ponte de ferro , sobre o rio das Cachoeiras de Macacú, montada sob os auspícios
do tallentoso Sr Filippe Carpenter, esse operário-rei, esse gênio perante as
artes e as sciencias.
A locomotiva foi montada sob a
direcção do mesmo Sr. Carpenter, nas officias da companhia de Cantagallo, que,
graças á acertada e inteligente gerencia do prestimoso Exmo. Sr. Visconde de Barbacena, possue um habilitado pessoal.
onde era a antiga plataforma da Estação do Valério
( foto de Cleilton Pieruccini out/2008 )
( foto de Cleilton Pieruccini out/2008 )
Assim pois, na tarde do dia 22 , o arrebalde da Cachoeira apresentava um magnífico panorama.
Junto á estação apinhava-se o
povo pressuroso pela brilhante novidade que se lhes offerecia. Junto á ponte, uns e outros contemplavam essa
obra sublime e aguardavam a passagem gloriosa do trem . Aqui e ali divisava-se a alegria, a
satisfação de ver realisada essa Idea feliz, que nasceu coroada pela imperial
vontade de nossa excelsa princeza.
casa da Turma, onde os ferroviários descansavam, fechada após a desativação da linha férrea( foto de Cleilton Pieruccini out/2008 )
Com effeito,
ás 4 ¹/4 horas da tarde , o vapor apitou
, a machina partiu, a ponte gemeu orgulhosa debaixo d’esse peso sublime e
grandioso, e no meio da acclamação de todos esses corações offegantes de praser
pelo progresso.
E finalmente a
jornada se effectou com felicidade, voltando a locomotiva às 8 horas tendo
percorrido a linha sem o menor incidente.... ”
A conclusão dos primeiros trabalhos de construção da ponte e pontilhões do Valério datam de 24 de julho de 1863. Posteriormente , foram adquiridas junto à T. Dutton as peças para montagem da ponte principal.
foto de Cleilton Pieruccini out/2008
Os 13 kms entre Boca do Matto e o Alto, foram contruídos pelo sistema 'fells' , o mesmo empregado pela primeira vez no Monte Cenis entre a França e a Itália.
A cada kilometro de trecho, recebeu 1,668 de madeira muito resistente(1,66 p/metro). A longrina ( viga longitudinal onde se fixa o trilho central) era aparafusada ao dormente, garantindo maior segurança., sellins e escoras reforçados. Os trilhos externos , o invés de grampos passaram a ser fixados nos dormentes por parafusos. Era a mais moderna tecnologia chegando.
Logo após os resultados positivos marcou-se a inauguração do novo trecho e da Estação de Boca do Matto, com a presença da comitiva imperial.
A comitiva ao chegar em Cachoeiras foi recepcionada pela Banda local. E o entusiasmo foi tão grande , que a Princeza, a Izabel, concedeu à banda o título de "Sociedade Musical Príncipe do Grão-Pará".
Almoçaram na cidade e partiram para Friburgo.
inauguração Estação de Boca do Matto - 1873
Em 1883 a comitiva Imperial , fez breve parada na estação de SantAnna de Japuhyba, em função da quebra do vagão de bagagens. Enquanto os técnicos reparavam o eixo partido, D.Pedro II, percorreu as ruas de Japuhyba, indo até a Paróchia, onde examinou os livros e rezou. Sua passagem durou 34 minutos no arrebalde de Sant'Anna.
Muito antes, em 23 de abril de1860, a Comitiva esteve na inauguração do trecho Porto das Caixas-Macacu. Depois de sua galeota encalhar na barra do Macacu, a comitiva chegou a teo a inauguração.
Muito antes, em 23 de abril de1860, a Comitiva esteve na inauguração do trecho Porto das Caixas-Macacu. Depois de sua galeota encalhar na barra do Macacu, a comitiva chegou a teo a inauguração.
por Alberto santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!