Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

The Leopoldina Railway: "o vapor apitou, a machina partiu e a ponte tremeu"


     " O  vapor apitou, a machina partiu   e ...

                          a ponte tremeu  "

               Here's the sign, As it grows into trumpets, Beasts and strumpets


  Era o Valério conquistando seu lugar ao sol !



Estrada de ferro de Cantagallo - Prolongamento a Friburgo
                      22 de junho de 1871  -  Estação do Valério

“O mundo civilizado teve mais um impulso na carreira do progresso.
O Brazil conta hoje mais um feito brilhante na história de seu adiantamento.

A província do Rio de Janeiro foi enriquecida com mais um thesouro.

No dia 22 do corrente fez-se experiência da primeira locomotiva no prolongamento da Estrada de ferro do Cantagallo de Cachoeira a Friburgo , empreza do muito eminente e illustrado Sr. Dr. Bernardo Clemente Pinto, a quem se deve mais este melhorameno do paiz.
A estrada dirigida elo intelligente e incansável  Sr. Dr. Borell Du Vernay, de quem partiu essa idéa grandiosa, tem já cerca de 2 léguas de linha férrea notável por suas extensas pontes e pontilhões distinguindo-se a importante ponte de ferro , sobre o rio das Cachoeiras de Macacú, montada sob os auspícios do tallentoso Sr Filippe Carpenter, esse operário-rei, esse gênio perante as artes e as sciencias.
A locomotiva foi montada sob a direcção do mesmo Sr. Carpenter, nas officias da companhia de Cantagallo, que, graças á acertada e inteligente gerencia do prestimoso Exmo. Sr. Visconde  de Barbacena, possue um habilitado pessoal.
 
                   onde era a antiga plataforma da Estação do Valério
                                             ( foto de  Cleilton Pieruccini out/2008 )

Assim pois, na tarde do dia  22 , o arrebalde da Cachoeira  apresentava um magnífico panorama.
Junto á estação apinhava-se o povo pressuroso pela brilhante novidade que se lhes offerecia.  Junto á ponte, uns e outros contemplavam essa obra sublime e aguardavam a passagem gloriosa do trem .  Aqui e ali divisava-se a alegria, a satisfação de ver realisada essa Idea feliz, que nasceu coroada pela imperial vontade de nossa excelsa princeza.

 
      casa da Turma, onde os ferroviários descansavam, fechada após a desativação da linha férrea
                                                   ( foto de  Cleilton Pieruccini out/2008 )


Com effeito, ás 4 ¹/4  horas da tarde , o vapor apitou , a machina partiu, a ponte gemeu orgulhosa debaixo d’esse peso sublime e grandioso, e no meio da acclamação de todos esses corações offegantes de praser pelo progresso.

E finalmente a jornada se effectou com felicidade, voltando a locomotiva às 8 horas tendo percorrido a linha sem o menor incidente....  
A conclusão dos primeiros trabalhos de construção da ponte e pontilhões do Valério datam de 24 de julho de 1863. Posteriormente , foram adquiridas junto  à T. Dutton as peças para montagem da ponte principal.
 
                                                       foto de Cleilton Pieruccini out/2008

 O primeiro teste com uma Baldwin em Cachoeiras aconteceu em 19 junho de 1883. Para o teste de rampa utilizaram uma locomotiva, a n.28, tipo tender, de tres eixos. Esta Baldwin de 40,5 toneladas, foi fabricada especialmente para vencer a rampa da serra, com capacidade para rebocar um trem de até 40 t. No teste foram utilizados 3 vagões de carga lotados com dormentes e 3 de passageiros. O primeiro percurso de 8 km até Boca do Mato foi feito a 24km/h. Os trechos seguintes com rampa mais acentuada também foram vencidos os 11 km restantes até o Alto. Além da n.28, haviam ainda mais 4 locomotivas sendo montadas nas oficinas de Macacu. Na ocasião a equipe de engenheiros sugeriu a substituição dos trilhos Barlow pelo de aço Na comitiva estava presente o presidente da província(governador) o Comendador Domingos Moutinho e cerca de 10 engenheiros. Meses antes ocorreu um grave acidente no trecho de Boca do Mato com algumas vítimas fatais.
 
 
Os 13 kms  entre Boca do Matto e o Alto, foram contruídos pelo sistema 'fells' , o mesmo empregado pela primeira vez no Monte Cenis entre a França e a Itália.
A cada kilometro de trecho, recebeu 1,668 de madeira muito resistente(1,66 p/metro). A longrina ( viga longitudinal onde se fixa o trilho central) era aparafusada ao dormente, garantindo maior segurança., sellins e escoras reforçados. Os trilhos externos , o invés de grampos passaram a ser fixados nos dormentes por parafusos. Era a mais moderna tecnologia chegando.
Logo após os resultados positivos marcou-se a inauguração do novo trecho e da Estação de Boca do Matto, com a presença da comitiva imperial.
A comitiva ao chegar em Cachoeiras foi recepcionada pela Banda local. E o entusiasmo foi tão grande , que a Princeza, a Izabel, concedeu à banda o título de "Sociedade Musical Príncipe do Grão-Pará".
Almoçaram na cidade e partiram para Friburgo.
 
 
inauguração Estação de Boca do Matto - 1873
 
 
Em 1883 a comitiva Imperial , fez breve parada na estação de SantAnna de Japuhyba, em função da quebra do vagão de bagagens. Enquanto os técnicos reparavam o eixo partido, D.Pedro II, percorreu as ruas de Japuhyba, indo até a Paróchia, onde examinou os livros e rezou. Sua passagem durou 34 minutos no arrebalde de Sant'Anna.
Muito antes, em 23 de abril de1860, a Comitiva esteve na inauguração do trecho Porto das Caixas-Macacu. Depois de sua galeota encalhar na barra do Macacu, a comitiva chegou a teo a inauguração.

 
 
 
                                                                                                                                                                 
                                                              por Alberto santos


                        120 anos de glorias
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!