e a preservação da arte Sacra no Rio de Janeiro
( 1908 - 1980 )
As obras de restauro dos templos
fluminenses já haviam sido iniciadas nas matrizes de Saquarema, Cabo Frio e São
Pedro d’Aldeia, a partir de 1941. O responsável por elas, chamava-se Adail Bento
Costa. Fora diretor da Escola de Belas Artes de Pelotas, e lente catedrático da Universidade do Rio Grande do Sul. Seu
talento passou a ser mais conhecido a partir do Salão de 1940, da Escola
Nacional de Belas Artes no Rio. Realizou várias exposições no Brasil, Uruguai e
Argentina
Mas ...
... seu contato com as obras de
Aleijadinho, o fizeram inclinar-se para o barroco, e a partir daí passou a
dedicar seu tempo restaurando templos e prédios históricos.
Aos 41 anos encerrava sua breve e exitosa carreira como pintor , para sorte de nós, amantes da arte barroca. Sua opção foi por amor à arte e à causa.
Os relatos de época dão conta que a maior parte dos recursos para as obras de restauração vinham da população. A participação do governo estadual era mínima, e Adail por vezes trabalhava graciosamente.
Os relatos de época dão conta que a maior parte dos recursos para as obras de restauração vinham da população. A participação do governo estadual era mínima, e Adail por vezes trabalhava graciosamente.
Não fosse ele nosso patrimônio cultural e arquitetônico seria apenas recordações em gravuras.
Igreja Matriz de São João Baptista
{ Embora nos estudos já publicados conste apenas a modificação nas telhas da Igreja Matriz de São João, no ano de 1955, importantes obras de restauração ocorreram no inicio dos anos 40, e pelas mãos habilidosas do professor Adail.}
festa do padroeiro, junho de 1933. Este no meio , creio que seja o Padre Hugo
e demais "otoridades"
1943
Chegara a vez de Itaborahy ser
contemplada : sua Igreja Matriz estava
em precário estado de conservação. Os trabalhos foram executados pelo professor
Adail Bento Costa. Após alguns meses de restauro, pode enfim entregar a Igreja
Matriz de São João a tempo de ser reinaugurada no festejos de 24 de junho, do
ano de 1943. Como de costume, o coro da igreja se apresentou, dessa vez contando
com a participação da soprano portuguesa Alma Cunha de Miranda, especialmente
convidada pelo prefeito João Augusto dos Santos.
{Em nossa região, ao todo, Adail fez trabalhos de restauração na Igreja Matriz de S.João, Rio Bonito (em 46), Sant’Anna de Japuhyba (46) ,de Itambi, Porto das Caixas, e do Senhor do Bonfim........ Patis do Alferes, S.Gonçalo, Maricá} *
reforma do piso, troca do madeiramento, restauro da nave e
capela-mór, alterações no púlpito - ano 1943
Anos mais tarde , seria a vez da
Igreja do Bonfim a ser restaurada, em 1947. Quem registra este fato é nada mais nada menos
que o grande Paschoal Carlos Magno, que já ia pelos seus 41 anos de idade, fora
surpreendido por uma carta de uma leitora de ‘O Fluminense’ que abismada,
informava ter encontrado “ um teatro perdido no meio do mato ” .
Curioso, e ao mesmo tempo interessado
em arrendar ou comprar um teatro para instalar, longe da capital, seu ‘1º
Seminário de Arte Dramática’ Paschoal decidiu-se a ir visitar o local.
Na sua resenha de jornal
intitulada ‘ A longa viagem a Itaboraí’, ele descreve com muito bom humor sua
via crucis no lotação que partia de Niterói até sua chegada à cidadezinha de
interior, e a sorte de encontrar um velho amigo, o artista Adail Bento,
que terminava às pressas os trabalhos de restauração da Igreja de Nosso Senhor
do Bonfim de Itaboraí, para os festejos na cidade, com a presença do governador
do Estado.
Só assim Paschoal pode saber que foi ali , em 1827, que João Caetano estreou representando a peça de sua autoria, " O Carpinteiro de Livonia ".
Segue na íntegra o pitoresco artigo de Paschoal Carlos Magno(1947) :
* creio que as demais igrejas, de Itambi, Porto das Caixas foram restauradas no mesmo ano de 1947
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